Feira de carros adaptados tem banco até o teto e com 'rodinha'
O evento acontece até 27 de abril, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo.
Táxi que acomoda cadeiras de rodas, carro com piso que rebaixa, bancos giratórios e com “rodinha”. Essas são algumas das novidades em veículos adaptados apresentadas na VII Reatech, a Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. O evento acontece até 27 de abril, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo.
As inovações se tornam cada vez mais viáveis em função do aumento da procura por carros adaptados, já que o volume de vendas barateia o custo tecnológico. Somente em 2007 foram vendidos no Brasil cerca de 20 mil carros para pessoas com deficiência e familiares, o que gerou a movimentação de R$ 800 milhões no segmento. Para este ano, a previsão do setor é que as vendas aumentem 20%, pelo menos, atingindo a marca de 25 mil carros zero quilômetro vendidos — o que movimentaria R$ 1,2 bilhão.
Para conquistar o mercado consumidor crescente, Honda, Toyota, Peugeot, Renault, Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford investem em produtos com câmbio automático com preços de até R$ 60 mil, no caso, para atender a legislação que isenta IPI e ICMS da compra feita pelo deficiente. A Toyota, por exemplo, disponibiliza o novo Toyota Corolla 1.6 VVT-i automático, já a Fiat apresentou o Stillo Dualogic, com câmbio que permite ao motorista escolher a condução automática ou manual. A Ford oferta o EcoSport em versão de série com câmbio automático, ar-condionado, direção hidráulica, tri elétrico, air bag duplo e freios ABS.
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De acordo com o supervisor de vendas especiais da Honda, Ricardo Rodrigues da Silva, somente 20% dos portadores de algum tipo de deficiência física precisam de adaptações mais específicas, como acelerador e freio manuais. “Desses carros vendidos com isenção para deficientes, 80% possuem apenas direção hidráulica e câmbio automático”, observa. A Honda é líder no segmento e comercializa cerca de 500 carros por mês para deficientes físicos. Na opinião do responsável pelas vendas especiais da Fiat, Paulo de Lucca, a comercialização desses produtos que facilitam a condução deve ganhar mais força no mercado com a utilização desses itens por pessoas idosas. "É uma questão de mudar a cultura", observa.
Estrutura
Para fazer as adaptações estruturais, todas as marcas contam com empresas fornecedoras da tecnologia, homologadas para fazer instalações especiais, como alavancas de aceleração e frenagem na parte lateral do volante. “Após a compra, os carros são enviados às nossas oficinas onde são adaptados. O serviço é rápido e está dentro da garantia das montadoras que nos autorizam”, explica o gerente comercial da Cavenaghi, Raul Oliveira Neto. A Cavenaghi é líder em adaptação veicular e possui mais de 70% de participação nesse mercado.
Segundo ele, a Volkswagen tem um trabalho de linha para a adaptação dos produtos. “As peças que desenvolvemos em conjunto com a marca têm o nome Volkswagen. Eles fabricam o carro, nós fazemos a adaptação e, por fim, o carro volta para a fábrica para ser dado o acabamento final”, afirma Oliveira Neto. A Renault faz trabalho semelhante com apenas um modelo, a van Master Acesso.
Carro homologado pela Renault, com capacidade para até 12 passageiros, sendo quatro deles “cadeirantes”, mais o motorista. O veículo também possui uma plataforma elevatória automática para facilitar o acesso das cadeiras de rodas.
Lançada em parceria coma Renault, a nova versão adaptada do modelo Kangoo possui uma rampa de acesso menor que a anterior e rebaixamento da suspensão do carro, facilitando a entrada e saída no veículo. A tecnologia também permite ao cadeirante ficar na mesma altura dos outros passageiros.
O produto foi desenvolvido para atender a lei municipal nº 14.401, de 21 de março de 2007, de São Paulo, que prevê que os veículos de aluguel com taxímetros utilizados para transporte individual de passageiros possam ser adaptados para atender as necessidades de deslocamento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No caso do Dóblo Táxi, o veículo vem equipado com teto elevado, fixador, cinto de três pontos e plataforma elevatória que facilita o acesso de pessoas com cadeiras de rodas.
O banco móvel se desloca do carro e se conecta à cadeira de rodas. Dessa forma, o mesmo banco utilizado na parte dianteira do veículo pode ser utilizado, junto com uma base especial, como cadeira de rodas, sem a necessidade do cadeirante ter de se deslocar da cadeira para o banco. Também há opções de bancos fixos que giram e descem rente ao chão para facilitar a entrada e saída do deficiente.
Reatech - VII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
Local: Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, São Paulo (SP) - Transporte gratuito a partir do Metrô Jabaquara
Data: de 24 a 27 de abril
Horários: Quinta e sexta das 13h às 21h; sábado e domingo das 10h às 19h
Ingressos: entrada gratuita
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