Detran proíbe duas autoescolas de Maringá de receber novos alunos

Proibição dura até a conclusão de investigações de irregularidades na emissão de carteiras de habilitação. Alunos já matriculados não serão prejudicados. Uma das autescolas nega irregularidades. A outra não se manifestou
14/02/2011 | 10:42 | Tatiane Salvatico

O Detran/PR suspendeu temporariamente os serviços de duas autoescolas de Maringá, depois de receber denúncias do Ministério Público de irregularidades na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em esquema de fraude que envolveria até funcionários do Detran/PR. Com a suspensão, a Autoescola Antonio´s, localizada na Avenida Tuiuti; e o Centro de Formação de Condutores (CFC) Mandacaru, na Avenida Mandacaru, não podem receber novos alunos para o processo de 1ª habilitação ou renovação de carteiras, até que as investigações sejam concluídas.
Detran credencia nova clínica
Uma nova clínica deve ser credenciada para realizar exames médicos em Maringá para os condutores que procuram os serviços da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). A assessoria de comunicação do Detran/PR afirma que o trabalho deve ser iniciado até o fim de fevereiro. No início do mês, o órgão suspendeu as atividades de três clínicas médicas credenciadas.

Clique aqui e leia a matéria completa
saiba mais 
Detran fecha três clínicas suspeitas de participar de fraude em Maringá
Os alunos já matriculados nas escolas não serão prejudicados. Os agendamentos serão realizados normalmente junto ao Detran/PR.
Ambos os casos são passíveis de recursos até o início da próxima semana, de acordo com a assessoria de comunicação do Detran/PR.
A medida foi tomada pela direção do Detran/PR depois que o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) apresentou, em janeiro deste ano, denúncia ao MP dando conta que 45 pessoas estão envolvidas em um esquema de fraude na emissão de carteiras de habilitação e no controle de multas. Além disso, um funcionário de cargo comissionado do Detran em Maringá citado na denúncia foi exonerado e outros dois de carreira, afastados do cargo.

Outro lado
A Autoescola Antonio´s irá recorrer na terça-feira (15). O proprietário, Antonio Vanderlei, irá a Curitiba acompanhado do advogado. “Já estamos bem orientados pelo Detran. É um processo interno, bem simples. Na quarta-feira ou quinta-feira já retomaremos as atividades normais da autoescola”. De acordo com o proprietário, não existem irregularidades. Ele diz que o nome da autoescola foi citado em uma conversa entre um ex-aluno, familiar de um funcionário da Autoescola Antonio´s; e Aldair Fernandes da Silva, conhecido como Daco, apontado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) como o cabeça do esquema de corrupção. “Em uma gravação da conversa entre essas duas pessoas, o ex-aluno respondeu que fez o processo para habilitação na nossa autoescola. É só isso. Não tenho nada a esconder. Mais de 10 mil alunos já passaram pela nossa escola e sabem da qualidade do trabalho.”A denúncia do MP contra o Centro de Formação de Condutores Mandacaru acusa Valdemicio Silva de Souza, ex-agente de trânsito da Secretaria dos Transportes de Maringá (Setran) e proprietário da auto escola, de beneficiar um homem analfabeto nas provas escritas, exigidas para 1ª habilitação. A reportagem procurou Valdemicio de Souza, mas, até as 9h45 de segunda-feira (14), não obteve retorno.

Comentários

Postagens mais visitadas