Simulador de direção será obrigatório no processo de retirada da CNH
Do G1 Presidente Prudente
O uso do simulador no processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será obrigatório a partir de 31 de dezembro deste ano, conforme norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No Estado de São Paulo, o uso é facultativo desde julho do ano passado, mas a partir do prazo estipulado pelo órgão serão obrigatórias no mínimo cinco horas por aula no equipamento, após a realização do curso teórico e antes das aulas práticas no trânsito.
Conforme o presidente da Associação das Auto Escolas de Presidente Prudente, Antônio Carlos Teixeira Chaves, com o uso do simulador, o candidato que vai aprender a dirigir terá mais segurança para realizar as primeiras aulas. “Mesmo no carro da auto escola que possui toda estrutura e acompanhamento do instrutor, o aluno está inserido no trânsito. Por isso a segurança adquirida no simulador é importante antes de partir para as aulas nas ruas”, diz ele.
As aulas nos equipamentos valem como prática para quem está em busca da habilitação. Para o estudante Victor Miranda Oliveira, que está no processo de retirada da CNH o simulador ajuda ao informar sobre os cuidados dentro do carro. “No meu caso, por exemplo, ele orienta para o cuidado com a velocidade ”, explica ele.
Em Presidente Prudente as aulas nos simuladores custam atualmente em média R$20. Segundo a diretora de ensino de uma auto escola na cidade, Elizabete Coser, o equipamento auxilia principalmente pessoas de mais idade que vão em busca de tirar a habilitação, pois o simulador dá elas segurança e confiança antes de sair para as aulas práticas.
A estudante Taís Fernanda Barbosa, que está em processo para tirar a CNH, considerou o uso do simulador difícil mas também importante para se acostumar com um carro. “Eu nunca tinha dirigido e através do simulador é possível se acostumar aos poucos com o processo de aprendizado. É importante também para perder o medo”, conclui ela.
Comentários
Postar um comentário